Qual a diferença entre Coaching e Terapia?


Recebo muitas perguntas sobre a diferença entre Coaching e Terapia. Hoje vou resumir brevemente as características desses dois métodos.


SOBRE O COACHING


Coaching vem do verbo em inglês "to coach", que significa "treinar". Este é processo que consiste em exercitar pessoas ou equipes, com o objetivo de enfrentar mudanças, vencer obstáculos, resolver problemas ou situações desafiantes, conseguir metas ou conquistar novas habilidades.

É baseado em um diálogo produtivo para orientar no caminho à solução dos problemas, motivar e apoiar o cliente a desenvolver seu verdadeiro potencial, a atingir suas metas e a conseguir mudanças importantes em sua vida.

É o cliente que chega às suas próprias respostas sempre apoiado pela reflexão integral, pensamento construtivo, acesso ao seu imenso potencial de desenvolvimento pessoal e profissional, pelas mudanças de atitudes, pelo aprender a estudar e a estudar-se, pela meditação e pelo despertar dos seus talentos.

É um processo que começa com o AUTOCONHECIMENTO e procura motivar até se encontrar a AUTORRESPONSABILIDADE, a qual gera um COMPROMISSO pela melhor opção ou ação mais produtiva para alcançar os objetivos desejados.

O Coaching apoia o desenvolvimento no cliente do seu verdadeiro potencial, introduzindo mudanças notáveis na vida pessoal ou profissional, cobrindo o vazio existente entre o que temos (ou somos atualmente) e o que queremos alcançar (ou chegar a ser)


O QUE NÃO É COACHING?

Coaching não é terapia, não trata queixas de ordem patológica, sintomas físicos ou psíquicos, desvios comportamentais ou emocionais nem bloqueios ou sensações que mesmo indefinidas apontem para a esfera da saúde mental. A diferença é clara entre ambas metodologias: a terapia está focada no passado, enquanto o coaching está focado no presente e no futuro.

Coaching também não é dar conselhos, como fazemos com amigos e familiares. É um processo que consiste em dar poder ao cliente. Decidir em seu lugar seria ir contra ao propósito desta disciplina.

Coaching não é consultoria nem mentoring, que em ambos os casos entrega ideias e soluções baseadas na experiência. No Coaching, ao contrário, realizam-se perguntas para que seja o cliente quem descubra as ideias e soluções.


SOBRE TERAPIA

A terapia trabalha com pessoas que apresentam problemas, disfunções ou transtornos psicológicos e psiquiátricos. Tem como propósito investigar e analisar os conteúdos trazidos pelo cliente e solucionar o problema. De maneira geral, o terapeuta ou psicólogo busca o esclarecimento e o porquê de algo que aconteceu ou o motivo de determinado comportamento.


Existem diversas abordagens terapêuticas, mas neste caso vou falar um pouco mais sobre a Psicologia Transpessoal.

Na terapia transpessoal, a metodologia usada para conduzir esse processo terapêutico é uma combinação de tradições ancestrais de todo o mundo, com destaque para as orientais, que são integradas com elementos da psicologia contemporânea. Espera-se que os clientes passem a se conhecer melhor, adquiram consciência em relação às suas capacidades e desenvolvam as habilidades necessárias para lidar com tudo isso em sua vida cotidiana.

Dentro dessa abordagem, todas as experiências vividas são consideradas valiosas e cada um é tratado de acordo com seu esforço inato em direção a uma realidade mais elevada. Portanto, na psicologia transpessoal, a cura e o crescimento são abordados através do reconhecimento da centralidade do “eu”.

É por isso que a psicologia transpessoal aborda, igualmente, todos os aspectos do ser (espiritual, social, intelectual, emocional, físico e criativo), para ajudar as pessoas a se curarem e, consequentemente, se potencializarem e crescerem. Ao melhorar todas as suas capacidades internas, um indivíduo pode se tornar um poderoso agente de mudanças e transformações.

Outro elemento-chave da psicologia transpessoal é o uso de influências positivas, ao invés de aspectos problemáticos da psique humana para alcançar a cura e o desenvolvimento pessoal.

Alguns dos métodos mais usados ​​na psicologia transpessoal incluem: atividades de consciência corporal, escrita terapêutica, exercícios de respiração, musicoterapia, cura da criança interior, visualização guiada, meditação, ioga, hipnose, regressão, entre outros.

A psicologia transpessoal abrange uma ampla variedade de ideias que nada têm a ver com o aspecto religioso, mas sim com a mente e o comportamento das pessoas de uma forma mais abrangente. É uma abordagem que considera toda a experiência humana, incluindo corpo, mente e espírito.


Portanto que fique claro que tanto o COACHING como a TERAPIA são positivos e necessários se corretamente indicados e aplicados.

23 visualizações

Redes Sociais

linkedin simbolo.PNG

Entre em contato

Atendimentos On-line

Posts Recentes

©2018 by Flávia Dutra - Desenvolvimento do Ser Integral. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Libélula Comunicação. Fotos by Mylena Braga